segunda-feira, 13 de junho de 2011

PRATICA LEITORA



GRUPO: Marcia Giongo, Mara Drehmer, Rosane Giordani,Leia Kuhn, Carini Lang e Carine Machado.
PUBLICO ALVO: Jovens
TEMA GERADOR: Amor
OBJETIVOS: A partir dos textos a serem trabalhados, espera-se discutir e rever valores como o amor ao próximo, criando relações afetivas que sejam significativas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Figuras retiradas da internet sobre amor, amizade, relações.
• Vídeo da musica Monte Castelo.
• Poesia “O Amor” de Cecilia Meireles
• Material para confecção de cartazes.


1- MOTIVACAO:
• Através de figuras, se fará uma técnica chamada “Tempestade de Ideias”, colocando o nome do Tema central no Quadro e acrescentando em seu redor, as palavras e idéias que os alunos dirão.


















• Após isso os alunos ouvirão uma Musica Monte Castelo- Legião Urbana, através do video que pode ser acessado no site do youtube.

• Apresentação aos alunos da Poesia: O Amor de Cecilia Meireles.
"O Amor...

É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor são os
fortes.
Os que sabem o que querem e querem o que têm!
Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz,
é para poucos!!"
Cecília Meireles
http://pensador.uol.com.br/cecilia_meireles_poemas/


• Após isso discussão e interpretação da poesia e criação de cartaz sobre o tema.



4 comentários:

  1. Quando planejamos as atividades para a aplicacao em uma aula, precisamos verificar a qual publico se destina, e qual tema vamos utilizar. Após isso, para tornar a aula mais atraente, pode-se utilizar textos de diferentes generos, aumentando assim a eficacia do entendimento do aluno com relacao ao tema e ainda o aluno tem mais opcao de como participar e se identificar com o tipo de texto.

    ResponderExcluir
  2. O planejamento de uma aula sempre destina-se a um público alvo, seja ele de idade diferente ou não, sempre tem que haver um planejamento adequado para aquela faixa etária que vai ser trabalhar. Para que isso ocorra de maneira facinante pode-se utilizar materias de diversos generos (textos, propagandas, tecnologias, mídia, imagens, etc). Assim o aluno pensa em relação ao que ele esta vendo, lendo ou imaginando, aumentando o seu conhecimento e sua percepção em identificar os assuntos (temas) trabalhados.

    ResponderExcluir
  3. O planejamento de uma leitura para aula é fundamental, pois direciona o assunto. As variadas formas de leitura, textos, poemas, música, figuras, todas sao formas de atrair o adolescente a realizar a reflexao , entender o que está lendo e podendo assim participar da discussao do tema.

    ResponderExcluir
  4. Quando estamos fazendo o planejamento de nossas aulas muitas idéias afloram em nossas mente, partimos do conhecimento prévio de nossa clientela e criamos as alternativas para desenvolver um bom trabalho. Muitas vezes ficamos gratificados com os resultados adquiridos e outras até frustados pois não conseguimos atingir e alcançar aquilo que gostaríamos. Mas é a partir dessa prática que avaliamos os aspectos positivos e negativos para aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho.

    ResponderExcluir