segunda-feira, 2 de maio de 2011

Caso Político

Sobe ao palanque um ilustríssimo candidato a deputado e ao fazer uso da palavra começa a dizer:
- Meus comprimentos aos senhores Ilustres candidatos e autoridades que compõeam a mesa.
- Também meus comprimentos aos senhores, senhoras, jovens e crianças.
Durante esse início de discurso um professor de Língua Portuguesa apaixonado e seguidor da Gramática busca em sua maleta uma fita métrica e começa medir as pessoas mencionadas pelo candidato.
As pessoas presentes a sessão ficam indignadas com o que está acontecendo com a atitude do professor, então nesse momento o candidato pergunta o que ele esta a fazer.
Educadamente o professor responde:
- Estou a realizar o que a Vossa Senhoria está a dizer, estou comprimentando às pessoas ou melhor dizendo estou a medir, pois comprimentar é ato de medir e cumprimentar é saudar e o senhor como futuro representante do povo deveria saber.
E neste instante todos começaram a rir e nunca mais esse candidato apareceu na cidade para cumprimentar o povo.

6 comentários:

  1. o que concluir ou diagnosticar com a história acima?
    As vezes as pessoas falam tão rápido que não se dão conta do que falaram, ou querem se expressar de forma bonita, usar palavras de vários significados e não percebem que podem ser entendidos errado
    Por isso é importante a leitura, adquirir mais conhecimentos e ter clareza nas expressões em público.

    ResponderExcluir
  2. Como podemos ver no texto Caso Político, muitas são as ocasiões onde a língua portuguesa é usada de forma "errada".
    Como existem muitas variações lingüísticas, dependendo do local, da cultura e da intenção do falante, uma mesma palavra pode ter sentidos diferentes.
    Dessa forma, não é possível a analise de uma frase isolada, necessita-se de um contexto, pois é ele quem define o significado daquele enunciado.

    ResponderExcluir
  3. A partir do texto Caso Político,podemos dizer que as pessoas muitas vezes nem percebem que estão falando errado.
    Por isso precisamos garantir o acesso dos alunos de outras formas de ler, escrever ou falar,isto é, permitir que aprendam e apreendam variantes linguísticas diferentes das que eles já dominam.
    Só assim não seremos manipulados, pois teremos conhecimento dessas variantes.
    A língua é lugar e meio de conflito, porque a sociedade em que vivem os seus falantes também é conflituosa.

    ResponderExcluir
  4. Com a leitura do texto Caso Político, percebemos que as palavras escritas ou pronunciadas "erradas", possuem significado diferente, como o exemplo das palavras comprimentar e cumprimentar.

    ResponderExcluir
  5. Como podemos perceber na leitura do texto Caso Político, muitos são os erros portugueses que pronunciamos diáriamente sem perceber. Por isso é importante incentivar-mos a leitura aos nossos alunos, outras maneiras de ler, escreve e conhecer culturas diferentes para que esses erros não se tornem repetitivos principalmente em público. Certas palavras são parecidas porém com significados diferentes muitas vezes as pessoas não tem conhecimento e acabam cometendo esses erros.

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Bem criativo o texto! Palavras parônomas fazem com que muitas pessoas trapalhem-se ao utilizálas. Bjos! Clarinha

    ResponderExcluir