segunda-feira, 30 de maio de 2011

Recordações...


(Monet)


Recordações de uma longitude época.
Que acordava com os acordes bem agudos dos pássaros.
A harmonia com as coisas em sua volta.
A bela paisagem,
O verde das matas, das araucárias,
A tonalidade das flores,
Os raios do sol aquecendo,
Os dias aprazíveis de uma tarde de verão.
Cada ser humano com o seu brilhantismo no olhar.
Pois tudo era plena inocência.
Respirando o mais puro oxigênio terrestre.
Fazias - se muitas travessuras sobre a linda ponte que abraçava o rio feliz.

6 comentários:

  1. A imagem e a música são fundamentais.A poesia transmite o encantamento. Faz o leitor desenvolver sua imaginação,despertar a sua sensibilidade, a partir de cores, formas,e como nessa imagem a natureza, tocando em nossa alma e fazendo-nos refletir e entrar em um mundo imaginário.

    ResponderExcluir
  2. A imagem e a música juntas completam para mim o sentido de paz e felicidade, é harmonia pura. A poesia transmite tranquilidade, transparece a beleza da natureza e a imagem é o complemento de tudo isto. Para mim essa fusão entre a poesia e a imagem foi nota dez uma completou o sentido da outra e nos remete ao mundo da imaginação e da nossa infância, para mim a minha com certeza que vivi no meio da natureza rodeada de verde das árvores, o colorido das flores e o perfume dos frutos maduros colhidos no nosso próprio pomar, para mim foi a volta a um tempo de paz e amor, por isso tocou-me essa tarefa e espero quer o mesmo aconteça com nossos alunos ao realizar-nos uma atividade assim.

    ResponderExcluir
  3. A poesia nos completa no sentido de nos transmitir tranquilidade, harmonia, serenidade e felicidade. A imagem e a música juntas nos tranamitem todas essas sensações e emoções, pois uma completa a outra. A imagem acima nos passa a mensagem de volta ao tempo a nossa infância, de imaginação, paz e amor fazendo com que refletimos sobre tudo de maravilhoso que a natureza nós oferece e nos proporciona.

    ResponderExcluir
  4. A poesia aliada a uma imagem tem a função de despertar a nossa imaginação e criatividade. A associação de mais de um genero textual pode auxiliar os alunos a escrever melhor, criar significados e despertar as emoções, principalmente quando se trata de poesia.

    ResponderExcluir
  5. O tema da poesia e a figura em si representam o que todos se esparam na via PAZ, muita harmonia entre o colorido da paiasegem,já a poesia representa as recordações da vida pois o tempo passa mas a recordações sempre ficam.

    ResponderExcluir
  6. Através de uma figura, conseguimos pensar criticamente sobre aquilo que vimos, refletimos e ela às vezes nos faz relembrar recordações de passagens vividas, lembranças prazerosas ou até dificuldades. Mas o importante é que com estas recordações revivemos e avaliamos o que já passou e planejamos o que poderá acontecer.

    ResponderExcluir