segunda-feira, 9 de maio de 2011

BRINCANDO COM AS PALAVRAS
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Ana
O professor antes mesmo de achar que já esta preparado para trabalhar o lúdico, ele tem que gostar de brincadeiras, músicas e saber que este tipo de atividades faz bem para o corpo e para a alma, e também estar sempre atrás de novas poesias, poemas, paródias, músicas, etc..., Relacionado sem duvida com o interesse de seus alunos para ai sim juntos desenvolver não apenas o dever da ler, mas sim desenvolver o espírito de leitor que todos nós temos, mas que muitas vezes pode ficar esquecido em algum lugar, esperando apenas por um toque para despertar. Não que somos obrigados a sermos grandes poetas, músicos, pois isto é um dom e nem todas as pessoas possui esta capacidade de criação. Mas de gostar e sentir prazer em ler, escutar e brincar com o lúdico todos nós devemos gostar, pois antes de mais nada somos seres humanos e temos sentimentos. Não posso deixar de mencionar que essa tarefa não cabe apenas aos professores, mas sim deve iniciar em casa com canções, versinhos, trocadilhos e histórias fantásticas, ai sim acho que estaremos no caminho certo para formarmos verdadeiros leitores que leiam por prazer e não por obrigação e também teremos cidadãos mais conscientes.
O texto Brincando com palavras demonstraram a fundamental importância de planejar propostas de atividades criativas, com várias finalidades, gêneros diferenciados, para que nessa brincadeira prazerosa elas possam se apropriar do gosto e pelo fascíneo que as palavras nos proporcionam, nesse processo vão aperfeiçoando e enriquecendo as situações de comunicação.
Já na Educação Infantil, podemos dizer que “as crianças praticam a leitura antes mesmo de saber ler”, elas entram em contato com o mundo da escrita desde pequenos, atribuindo significados, partindo das vivências proporcionadas a ela, pois quanto mais participarem de situações e atividades, maior a possibilidade de aprendizagem.
Essa brincadeira com palavras vai despertar a atenção, a observação, estabelecendo relações essenciais com os sons e ou escrita, além de ser divertido. Desde a gestação a criança está envolvida com os estímulos sonoros, e quanto maior forem estes estímulos, maior será seu desenvolvimento.
A música é muito atrativa para a aprendizagem, como também na formação de hábitos e atitudes, favorecendo o desenvolvimento da expressão, da sua auto-estima.
Por isso, o professor deve inserir em sua aula, atividades ludicas e atraentes aos alunos, como por exemplo, a poesia, acrosticos, parodias, musicas, etc. Incentivá-los a conhecer e entender esses tipos de texto e a partir deles soltar a imaginação e conseguir criar textos desses generos também.
Em sala de aula, temos que incluir estas diferentes formas de aprendizagens, com o objetivo de fazer com que as crianças pensam criticamente sobre os assuntos propostos e gradativamente construindo o seu processo de ensino, de forma prazerosa e criativa, formando assim bons leitores.
Poesia é brincar com palavras; é compreendida facilmente no faz de conta infantil; se quisermos bons leitores é fundamental iniciar desde cedo o trabalho com poemas e poesia; temos que trabalhar com o lúdico; desenvolver a oralidade dos alunos; também trabalhar com poemas musicados para despertar nas crianças o interesse de participar das atividades propostas; trabalhar com a nova tecnologia em sala de aula, quando isso possível; mas acima de tudo temos que ter, além da escola, os pais precisam se aproximar da poesia, para poder brincar com seus filhos...

5 comentários:

  1. A poesia fala da alma, do sentimento e precisamos cultivá-la, principalmente nas séries iniciais, pois o aluno só cria o hábito se desenvolvido desde cedo.
    Apesar que essa pratica tem sido esquecida nas escolas, mas precisamos resgatá-la para aproximar as crianças.
    Mas é claro devemos ter um bom planejamento para trabalhar com a poesia para que as crianças possam se envolver nas atividades propostas, e despertem a curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. A poesia assim como outra atividade ludica faz com que a construcao do conhecimento seja feita de forma agradavel.
    E além disso desenvolve a criatividade, as diferentes formas de analisar e entender um texto.

    ResponderExcluir
  3. As atividades que podemos desenvolver em sala de aula relacionado com a brincadeira com palavras, vai incentivar, despertar o gosto pela leitura. Temos que ampliar, diversificar as atividades, para que assim, todas possam desfrutar de sua imaginação e criatividade de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. A poesia sensiniliza qualquer ser humano ela já vem na alma, na expressão e na maneira lúdica de ser e ensinar na sala de aula.
    Na educação infantil as crianças praticam a leitura muito antis de saber ler, pois, as mesmas já entram em contato com o mundo letrado desde pequenos, fazendo com que isso as incentive a participar das brincadeiras e o prazer pela leitura.
    Apesar da poesia ser esquecida na maioria das escolas, devemos nos professores resgatar aos poucos e aproximar as crianças fazendo com que elas brincam com as palavras e usam a sua criatividade, imaginação e prazer pela poesia e poemas.

    ResponderExcluir
  5. A poesia tem o poder de despertar sentimentos, emocoes e a criatividade. Utilizar esse tipo de texto em sala de aula, além de ser muito apreciado pelos alunos, pode despertar o aluno para a escrita, pois ele consegue soltar a imaginacao e a criatividade e expor seus sentimentos.

    ResponderExcluir