quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reescrita- A Cartomante

A Cartomante


"HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia." Era a mesma explicação que dava a bela Raquel ao moço Felipe, numa sexta-feira 13 de maio de 2011, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante.


- Ria, ria. Os homens são assim; não acreditam em nada. Pois saiba que fui, e que ela adivinhou o motivo da consulta, antes mesmo que eu lhe dissesse o que era. A cartomante rapidamente, assim que abriu suas cartas sobre a mesa, me disse que os nossos objetivos seriam alcançados.


- Eu também espero que os nossos objetivos saiam do papel, pois de nada adiantaria tantas idas a capital, tantas reuniões e o plebiscito. – Disse Felipe.


Muitos dias se passaram e Felipe, acompanhado de sua esposa Raquel e dos demais companheiros da equipe de emancipação, continuavam a buscar informações, providenciar e organizar documentos, e é claro, continuavam firmes no propósito de emancipar esse pequeno lugarejo.


Muitos diziam “Como vocês pretendem emancipar 2 postos de Combustível?”, “Isso nunca vai dar certo.”


Mas felizmente, Raquel sempre acreditou no que a cartomante disse, apesar de Felipe ainda duvidar.


Certo dia chega às mãos de Felipe uma carta proveniente da Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Nessa carta dizia que ele deveria estar na capital do Estado na manha do dia seguinte, com todos os documentos que ali eram citados.


Felipe e Raquel ficam muito apreensivos com a carta e principalmente com a urgência solicitada para estar na capital.


Após isso Felipe se dirige a casa de um amigo em busca de alguns papéis que ele precisaria levar consigo, porém antes de chegar à casa do amigo, ele passou pela frente da casa da cartomante que Raquel havia visitado dias atrás.


Novamente pensou:


- Que bobeira, eu não acredito nisso.


Mas a curiosidade falou mais alto e ele entrou. A cartomante assim que viu Felipe, logo disse:


- Belo, belo rapaz! Você vai alcançar em breve o seu maior sonho. Mas tome cuidado, com os caminhos que irá percorrer.


Felipe então, na mesma noite, organiza uma mala com roupas e com os documentos e pega o ônibus até Porto Alegre. São 4 horas de ônibus, parando de cidade em cidade, mas o esforço valeria a pena, pensava Felipe.


Chegando a capital, após horas e horas de reuniões e discussões, após o meio dia, ele recebe a tão esperada resposta: “A Cidade de Tio Hugo será Emancipada!”


Felipe ficou tão feliz, que mal conseguia telefonar para contar aos seus amigos a Boa Noticia.


Como todos da equipe de emancipação esperavam tanto por essa noticia, resolvem ir até Porto Alegre de carro e encontrar Felipe para juntos comemorarem.


E assim fizeram, após longa noite de confraternização, voltaram para Tio Hugo.


O que eles não sabiam é que iria acontecer algo que iria entristecer muito todos da comunidade.


Aproximando-se da BR 386, próximo a cidade de Soledade, Felipe e Raquel encontram uma tempestade muito severa. E nesse momento, faltando poucos quilômetros para chegarem a cidade de Tio Hugo, um grave acidente de carro acontece.


Muitos carros envolvidos, muita chuva, e infelizmente Felipe e Raquel não resistem aos ferimentos e não conseguiram mais voltar a Tio Hugo, a cidade a pouco tempo emancipada através da força de vontade deles.


Tio Hugo foi emancipado, mas infelizmente muitos acidentes de transito já fizeram várias vitimas em suas estradas.


6 comentários:

  1. Através do texto acima, criado de outro texto disponibilizado pelo curso, pode se observar que a criação de outras idéias mas com um tema central definidao.
    Uma simples musica. melodia, pode ser reescrito com outras idéias, a criatividade é muito importante no mundo da leitura.

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  2. Com base em um texto, pode-se recriá-lo de forma que alguns de seus traços sejam mantidos, e ao mesmo tempo pode-se dar um enfoque ou direcionamento totalmente distinto.
    Bons exemplos de intertextualidade sao as parodias que os alunos gostam muito de fazer e com uma musica que eles gostam conseguem facilmente escrever um texto sobre qualquer assunto, eles pensam que estao brincando e na realidade estao aprendendo.

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  3. A partir do conto trabalhado podemos dizer que a intertextualidade se manifesta pelo diálogo entre texto, tanto na produção como na recepção da grande rede cultural que todos deveriam participar.
    As linguagens, de maneira natural, se inter-relacionam, um lugar leva ao outro, na internet por exemplo as fronteiras se cruzam e, ao mesmo tempo inexistem.
    Podemos trabalhar com a intertextualidade nas paródoas, nas músicas, nas imagens, nas propagandas...
    O fundamental é que exista significado para o autor e o interlocutor.

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  4. A atividade desta semana nos mostrou que a cada tarefa podemos usar meios diferentes para a construção da aprendizagem, mas se faz necessário a intervenção do professor para orientar o caminho. O resultado final ficou maravilhoso, pois foram marcados com os fatos históricos que fizeram e fazem parte da nossa realidade.

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  5. o texto "Cartomante" foi reescrito de uma maneira que continua sendo usada as mesmas descrições do testo original com o assunto central definido. A atividade da semana nos mostra as diferentes possibilidades de atividades que podemos trabalhar em sala de aula com nossos alunos. Por exemplo a intertextualidade pode ser trabalhada de diferentes maneiras como a música, paródias, imagens, propagandas, muitas vezes os alunos pensam que estão realizando uma simples brincadeira só que na realidade é um aprendizado significativo que faz necessário a intervenção do professor para que isso ocorra.
    O texto reescrito ficou com um resultado surpreendente, contando a história da nossa realidade, do nosso município fatos históricos que marcam.

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  6. O texto "A Cartomante" é muito legal o seu original, mas agora ao ler o que foi reescrito pelo grupo a gente vê que a produção textual pode ser uma atividade mais envolvente e se vê muito essa atividade nas parodias, nos rap que nossos alunos criam com muito prazer, assim como esse texto de tantos anos atrás pode ser trazido para a nossa realidade sem mudar seu estilo e o seu ar de mistério no ar, por isso achei essa atividade da semana demais de interessante e quero aplicar logo com meus alunos da 8ª série.Pois acho que desta forma eles não vão achar tão difícil escrever e com certeza acharemos uma melhor forma de formarmos leitores e consequentemente melhor produtores de textos em qualquer gênero e estilo.

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